quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Questões a respeito do tema: Filosofia profissional.


  Diante dos aspectos desse blog, podemos ver duas visões; sendo elas as de APPIAH e de HOUNTONDJI. Aonde APPIAH, sendo considerado um filosofo profissional, no capítulo 5, do livro "Na casa de meu pai",  ele critica as pessoas que acham que existiria uma filosofia tradicional na cultura africana, não linguistica e não colocada na linguagem; diante disso, ele vai dizer que isso não é considerada filosofia e sim etnofilosofia. Daí, ele tenta explicar que para se fazer filosofia, tem que tomar conhecimento das outras tradições e fazer a filosofia a partir dos problemas que temos na África, não simplesmente se apropriar da cultura que já existe e acha que isso é filosofia, tem que ser tradições diferentes. Com relação a isso, ele então procura criticar a etnofilosofia.
     Já HOUNTONDJI, ele defende a questão de a filosofia ser totalmente escrita. Ele rejeita tudo o que não é escrito. Identificando a "[...]filosofia africana como a bibliografia ou literatura filosófica africana, permitindo ter noção das contradições e dos debates internos, das tensões intelectuais que dão vivacidade a esta filosofia e que fazem da cultura africana, no seu todo, uma cultura viva e não morta." (HOUNTONDJI, p.125).

Agora vem as perguntas...

Posicionamento dos alunos em questão. 

- Existem filosofias escritas não academicas? 

Sim. Pois, no nosso dia-a-dia, somos sujeitos a praticar a filosofia. Temos os exemplos de ditados populares, que aderimos como cresças verdadeiras sem mesmo ter sido levadas aos filosofos da academia para aprovarem. Como a bíblia, nela encontramos diversos versículos que aos que creem seguem como uma filosofia de vida e uma outra hipótese é a de uma simples citação que diz o seguinte: "Quando dois elefantes brigam em um campo, quem sai ferido?", isso é uma pergunta a se questionar. Tendo como resposta a grama. Com a seguinte explicação: Como os elefantes são grandes (estão no alto), quando eles caem, atingem a grama; comparando com as pessoas, que geralmente quem está em cima e caem, ferem aquelas pessoas que estão em baixo, ou seja, as pessoas inferiores. Como também quando tem pessoas que estão em tribulações, elas falam "estou pisando em ovos", ou "você esta fazendo tempestade em copo d'água". Esses ditados  são escritos, para que novas gerações tenha conhecimento delas.

- Existe filosofias nos saberes tradicionais?

Acreditamos que sim, porque se uma pessoa ao filosofar tem como consequência "pensar" e ao pensar se obtém um saber aprofundado. De acordo com a definição de filosofia ela é um modo de vida; sendo que o mesmo ao filosofar, tem um olhar mais complexo sobre um objeto de estudo. Por exemplo, uma pessoa sem visão filosófica, vê uma cadeira como um simples objeto com o intuito de se sentar e mais nada, porém alguém que pensa filosoficamente vai olhar a cadeira com uma perspectiva mais abrangente. Outro exemplo é que dentro de uma visão filosófica uma pessoa não banha no mesmo rio duas vezes, pois segunda a ideologia de Heráclito, como a água é corrente, a cada banho ela se renova, mas fora do mundo filosófico,  pode ser que nem todos tenham essa mesma visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário