quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CRITICA A ETNOFILOSOFIA !



O que é a etnofilosofia? 
A etnofilosofia é quando você mistura a antropologia com filosofia, com o intuito de estudar um povo e com isso, vai demonstrar que aquele povo tem uma filosofia. 

A crítica a etnofilosofia, segundo APPIAH:
A princípio, devemos examinar toda a gama de coisas que passaram a ser denominadas de "filosofia africana" e se perguntando quais dessas atividades realmente valem a pena, ou melhor, quais são de fato interessantes. Com isso, Appiah deixa bem claro que de forma alguma quer prejulgar a opinião de Hountondji, que é a de que tem a filosofia tem que ser escrita, ele quer apenas questionar e mostrar que ao seu ver, que há muitas coisas a dizer em prol e muita coisa a dizer contra; com o intuito de mostrar uma visão da filosofia africana escrito como uma maneira de dar continuidade as atividades intelectuais africanas. E que nesse caso, ele procura explicar que a formação dos outros africanos se da nas tradições no Ocidente, de tal forma que podemos relatar que a situação de qualquer intelectual africano contemporâneo, se da em relação às culturas de seus ex-colonizadores. E que temos que ter a mente aberta para não nos confundimos, pois é vista que de uma maneira ou de outra, a filosofia da África surge de suas tradições.

Referência: Capítulo 5, do livro "Na casa de meu pai", APPIAH, Anthony Kwame.

8 comentários:

  1. Eu quero fazer um trabalho académico sobre a filosofia africana com uma abordagem mais profunda a etnofilosofia, alguma recomendação?

    ResponderExcluir
  2. FILOSOFIA é a designação genérica do Pensamento estruturado. Conhecemos o pensamento estruturado dos gregos e dos árabes, por exemplo, pela difusão polemizante que teve na interpretação do mundo e dos homens e da sua relação com o Cosmos. Há tantas etnofilosofias como povos. Uns deram - na a conhecer pela sua difusão, outros não. Será junto desses, na sua forma elementar, que o estudo se deverá focar, já que a etnofilsofia grega, romana, alemã, francesa e outras, já foram bastamente conhecidas e debatidas. Que tal a etnofilosofia norte - americana? Dos pele vermelhas, dos negros e... dos rednecks, para começar? Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber quais os representantes desta corrente se faz favor

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber quais os representantes desta corrente se faz favor

    ResponderExcluir
  5. Explicar o que considero ser uma " barbaridade conceptual "? Não sei como, nem como objecto de estudo. Que tal começar por conhecer as mitologias das " etnos " que pretende abordar?

    ResponderExcluir