domingo, 9 de novembro de 2014

Principais filósofos contemporâneos dessa corrente:


Kwame Anthony Appiah



TRADUÇÃO:

   Kwame Anthony Akroma-Ampim Kusi Appiah nasceu em Londres (onde seu pai ganês era um estudante de direito), mas ainda na infância se mudou para Gana, onde cresceu. Seu pai, Joseph Emmanuel Appiah, advogado e político, foi também, muitas vezes, membro do parlamento, embaixador e presidente da Ordem dos Advogados de Gana; Sua mãe, romancista e escritora infantil, Peggy Appiah, cuja família era inglesa, foi ativa na vida social, filantrópica e cultural de Kumasi. O casamento deles em 1953, foi largamente coberto pela imprensa internacional, pois foi um dos primeiros casamentos interraciais na Grã-Bretanha; e é dito que foi uma das inspirações para o filme "Adivinhe Quem Vem Para Jantar". Em 1970, o tio-avô de Appiah, Otumfuo Sir Osei Agyeman Prempeh II, foi secedido pelo seu tio, Otumfuo Nana Poku Ware II, como Reii de Ashanti. As três irmãs mais novas de Appiah Isobel, Adwoa e Abena nasceram em Gana. Na infância ele também passou muito tempo na Inglaterra, com sua avó, Dame Isobel Cripps, viúva do estadista inglês Sir Stafford Cripps (Cripps foi Chanceler britânico do Tesouro Público, ou Ministro das Finanças, também envolvido nas negociações dos termos de independência na Índia) .

Educação

   Professor Appiah foi educado na Escola Primária Universitária da Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia, Kumasi, em Ullenwood Manor, em Gloucestershire, e Escolas Porto Regis e Bryanston, em Dorset; e, finalmente, no Clare College, Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde ele concluiu os graus BA e Ph.D. no departamento de filosofia.

Carreira

  Sua tese de Cambridge explorou os fundamentos da semântica probabilística, juntando questões de filosofia da linguagem e filosofia da mente; uma vez revisados, essas teses foram publicadas pela imprensa da Universidade de Cambridge como afirmações e condicionais. Além dessa primeira monografia escreveu um segundo livro, For Truth in Semantics (A Verdade em Semântica), que tratava das defesas de Michael Dummett de semântica anti-realismo. Depois de Cambridge, ele ensinou nas universidades de Yale, Cornell, Duke e Harvard, e lecionou em muitas outras instituições nos Estados Unidos, Alemanha, Gana, e África de Sul, bem como na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais em Paris; e de 2002 até 2013 foi membro do corpo docente da Universidade de Princeton, onde tinha compromissos no Departamento de Filosofia e no Centro Universitário de Valores Humanos, bem como sendo associado com o Centro de Estudos Afro-Americanos, os Programas de Estudos Africanos e Estudos de Tradução, e os Departamentos de Literatura e Política Comparada. Em janeiro 2014, ele assumiu um cargo como professor de Filosofia e Direito na Universidade de Nova York, onde leciona tanto em Nova York e em Abu Dhabi e em outros centros globais da NYU.

   A África Ocidental Francesa, durante a juventude de Paulin J. Hountondji, ainda estava sob domínio colonial europeu. A Costa do Marfim, Daomé (hoje Benin), e outros estados-nação como Senegal e Guiné eram territórios da França, caminhando para a independência. A influência francesa, linguística, cultural e política permaneceu forte. Talentosos estudantes africanos ficaram divididos entre império e independência. Hountondji terminou o ensino médio em 1960, ano em que Daomé conquistou sua independência, e seguindo uma longa tradição, ele continuou sua educação na França.

   Em Paris, durante os anos 60, Hountondji absorveu a combinação Marxista de políticas socialistas revolucionárias e filosofia científica. Ele se graduou na prestigiada Escola Normal Superior de Paris em 1966, com diploma em filosofia, e fez o trabalho de doutorado com orientação do filósofo Marxista Louis Althusser. Sua tese de doutorado, em fenomenologia de Edmund Husserl, foi completada em 1970.

   Tanto Husserl quanto Althusser entendiam filosofia como uma ciência. Para Husserl, o papel da filosofia era dar uma descrição precisa e sistemática de um dado fenômeno, evitando assim a especulação e garantindo a certeza. Para Althusser, a filosofia era a identificação crítica do objeto de cada ciência específica e o entendimento das condições, especialmente socioeconômicas, sob as quais a ciência produz determinado objeto. Essas perspectivas não são idênticas, mas as duas enfatizam que filosofia é o método de entender criticamente a criação do conhecimento.

Referência: Texto encontrado em inglês no link: htt://appiah.net/biography/, e traduzido pelas alunas para o português.


Um comentário:

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