Kwame Anthony Appiah
TRADUÇÃO:
Kwame Anthony Akroma-Ampim Kusi Appiah nasceu em Londres (onde seu pai
ganês era um estudante de direito), mas ainda na infância se mudou para Gana,
onde cresceu. Seu pai, Joseph Emmanuel Appiah, advogado e político, foi também,
muitas vezes, membro do parlamento, embaixador e presidente da Ordem dos
Advogados de Gana; Sua mãe, romancista e escritora infantil, Peggy Appiah, cuja
família era inglesa, foi ativa na vida social, filantrópica e cultural de
Kumasi. O casamento deles em 1953, foi largamente coberto pela imprensa
internacional, pois foi um dos primeiros casamentos interraciais na
Grã-Bretanha; e é dito que foi uma das inspirações para o filme "Adivinhe
Quem Vem Para Jantar". Em 1970, o tio-avô de Appiah, Otumfuo Sir Osei
Agyeman Prempeh II, foi secedido pelo seu tio, Otumfuo Nana Poku Ware II, como
Reii de Ashanti. As três irmãs mais novas de Appiah Isobel, Adwoa e Abena
nasceram em Gana. Na infância ele também passou muito tempo na Inglaterra, com
sua avó, Dame Isobel Cripps, viúva do estadista inglês Sir Stafford Cripps
(Cripps foi Chanceler britânico do Tesouro Público, ou Ministro das Finanças,
também envolvido nas negociações dos termos de independência na Índia) .
Educação
Professor Appiah foi educado na Escola Primária Universitária da Universidade
Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia, Kumasi, em Ullenwood Manor, em
Gloucestershire, e Escolas Porto Regis e Bryanston, em Dorset; e, finalmente,
no Clare College, Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde ele concluiu
os graus BA e Ph.D. no departamento de filosofia.
Carreira
Sua tese de Cambridge explorou os fundamentos da semântica
probabilística, juntando questões de filosofia da linguagem e filosofia da
mente; uma vez revisados, essas teses foram publicadas pela imprensa da
Universidade de Cambridge como afirmações e condicionais. Além dessa primeira
monografia escreveu um segundo livro, For Truth in Semantics (A Verdade em
Semântica), que tratava das defesas de Michael Dummett de semântica
anti-realismo. Depois de Cambridge, ele ensinou nas universidades de Yale,
Cornell, Duke e Harvard, e lecionou em muitas outras instituições nos Estados
Unidos, Alemanha, Gana, e África de Sul, bem como na Escola de Estudos
Avançados em Ciências Sociais em Paris; e de 2002 até 2013 foi membro do corpo docente
da Universidade de Princeton, onde tinha compromissos no Departamento de
Filosofia e no Centro Universitário de Valores Humanos, bem como sendo
associado com o Centro de Estudos Afro-Americanos, os Programas de Estudos
Africanos e Estudos de Tradução, e os Departamentos de Literatura e Política
Comparada. Em janeiro 2014, ele assumiu um cargo como professor de Filosofia e
Direito na Universidade de Nova York, onde leciona tanto em Nova York e em Abu
Dhabi e em outros centros globais da NYU.
A África Ocidental Francesa, durante a juventude de Paulin J.
Hountondji, ainda estava sob domínio colonial europeu. A Costa do Marfim, Daomé
(hoje Benin), e outros estados-nação como Senegal e Guiné eram territórios da
França, caminhando para a independência. A influência francesa, linguística,
cultural e política permaneceu forte. Talentosos estudantes africanos ficaram
divididos entre império e independência. Hountondji terminou o ensino médio em
1960, ano em que Daomé conquistou sua independência, e seguindo uma longa
tradição, ele continuou sua educação na França.
Em Paris, durante os anos 60, Hountondji absorveu a combinação Marxista
de políticas socialistas revolucionárias e filosofia científica. Ele se graduou
na prestigiada Escola Normal Superior de Paris em 1966, com diploma em
filosofia, e fez o trabalho de doutorado com orientação do filósofo Marxista
Louis Althusser. Sua tese de doutorado, em fenomenologia de Edmund Husserl, foi
completada em 1970.
Tanto Husserl quanto Althusser entendiam filosofia como uma ciência.
Para Husserl, o papel da filosofia era dar uma descrição precisa e sistemática
de um dado fenômeno, evitando assim a especulação e garantindo a certeza. Para
Althusser, a filosofia era a identificação crítica do objeto de cada ciência
específica e o entendimento das condições, especialmente socioeconômicas, sob
as quais a ciência produz determinado objeto. Essas perspectivas não são
idênticas, mas as duas enfatizam que filosofia é o método de entender
criticamente a criação do conhecimento.
Referência: Texto encontrado em inglês no link: htt://appiah.net/biography/, e traduzido pelas alunas para o português.
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